A OpenDataSoft permite às entidades locais desenvolver e controlar o seu projeto Smart City ao mais baixo custo. Graças à solução da OpenDataSoft, pode recolher dados de diversas fontes, agregar várias listas de dados, compartilhar os seus dados enriquecidos e os seus serviços com os seus parceiros através de APIs Restful e dar uma real mais valia aos seus dados.

OpenDataSoft smart city solution for smart cities


OpenDataSoft Solution Smart Cities Software

O que é a Smart City ?

A cidade inteligente já existe.


As cidades inteligentes – ou Smart Cities – utilizam os dados disponíveis para melhorar a qualidade e os eficácia dos serviços urbanos. A circulação e a interoperabilidade dos dados são as peças centrais da otimização dos custos, do consumo energético e dos fluxos.

Resultado: o seu território passa a ser mais eficiente e mais atrativo. Melhor controlo do seu orçamento, cidadãos mais envolvidos no desenvolvimento local, melhor desempenho dos transportes públicos, redução de fluxos e diminuição da pegada de carbono.

Estes benefícios não têm nada de utópico para os inovadores urbanos – autoridades públicas e cidadãos – que utilizam da melhor forma os seus recursos digitais e as suas redes. Conseguir chegar a isto constitui contudo um grande desafio, desde a dispersão das fontes até aos formatos múltiplos de dados.


 

De onde vêm os dados ?

Índice: de todo o lado.


Local pluridimensional por definição, a cidade mistura uma grande quantidade de produtores de dados.

Câmaras municipais, escolas, museus, parceiros privados (empresas de transporte, de construção, de energia, etc.), meios de comunicação social e associações, estas entidades são todas verdadeiras fontes de fluxos de dados. Aí misturam-se grandes quantidades de informação geradas pelos próprios cidadãos através dos pedidos via web e utilização de aplicações móveis.

E não só. Os objetos e equipamentos urbanos (sensores sem fio, indicadores de poluição, receptores GPS, etc.) produzem igualmente um grande volume de dados em tempo real.

OpenDataSoft Smart City Solution and Software Handle Multiple Data Sources


 

Smart City Solution to handle multiple data formats

O desafio dos formatos múltiplos

À procura do adaptador universal.


Espalhados em grandes bases, dispersados na nuvem e/ou frequentemente armazenados em silos, os dados brincam às escondidas.

Os formatos são igualmente heterogéneos: dados tabulares nos formatos Excel ou CSV, áreas e objetos geográficos descritos nos padrões GeoJSON ou Shapefile, dados textuais JSON ou XML (tiradas por exemplo de uma API), imagens, vídeos, etc.

A interoperabilidade torna-se assim um dos principais desafios técnicos para abrir os seus dados e dar-lhes sentido. Felizmente, a OpenDataSoft está aqui para ajudá-lo.


 

Enfim um hub unificado para todos os seus dados

Adeus aos silos de dados.


A solução OpenDataSoft permite aos territórios inteligentes agregar e transformar o conjunto dos seus dados num só espaço.

A nossa plataforma online permite-lhe cruzar o conjunto dos seus dados em poucos cliques: dados internos e externos, bases de dados, API e serviços web, Dados Abertos (Open Data), formulários e dados provenientes de crowdsourcing.

Graças à interface intuitiva, transforme os seus dados a qualquer momento: correção, codificação, localização geográfica…

Quanto melhor utiliza os seus dados, melhor é a gestão do seu território.

 


 

Integre a primeira rede de dados agregados

Os dados de terceiros ao seu alcance.


Para administrar da melhor forma o seu território, é por vezes necessário completar o seu conhecimento com dados externos. Eis a razão pela qual a OpenDataSoft propõe o primeiro mercado online de dados integrado.

Ao passar a ser cliente da OpenDataSoft, passa a fazer parte de uma rede de atores essenciais na produção da inteligência futura: áreas metropolitanas interligadas, empresas de energia, transportadoras… A federação dos dados abre-lhe as portas de uma inteligência coletiva e aberta.

Aumente o volume dos seus dados com Dados Abertos e dê imediatamente mais valia às suas APIs em tempo real.

 

OpenDataSoft Smart Cities Software Data Network


 

Transmita os bons dados às boas pessoas

Compartilhe o seu portal ou apenas uma linha de dados.


OpenDataSoft Smart Cities SaaS Solution Dispatch Data to the right person

Ao desenvolver a cidade do futuro, colabora com diversos parceiros. A solução OpenDataSoft permite-lhe transmitir os bons dados à boa pessoa em poucos segundos.

Compartilhe a API em tempo real dos seus transportes públicos ao seu serviço informático para o desenvolvimento de uma aplicação móvel. Abra os seus dados financeiros ao público para maior transparência.

A interface de publicação permite-lhe escolher utilizadores com direitos e acessos diferentes. Autorizar o acesso ao domínio ou a uma só linha de dados, é possível.

Você tem agora a capacidade de compartilhar dados privados e dados públicos com toda a simplicidade.

 


 

Dê sentido aos seus cidadãos

O valor dos dados ? Qual é o seu sentido.


Abrir os seus dados : é uma boa ideia. Torná-los compreensíveis por todos os cidadãos, é ainda melhor.

A nossa plataforma não dá somente acesso aos conjuntos de dados por simples download. Esta oferece igualmente uma grande variedade de opções, nomeadamente, visualizações interativas – quadros e gráficos detalhados, e cartografias lúdicas – isto para que os seus dados sejam percebidos por todos.

Graças ao portal OpenDataSoft, transforme os seus relatórios financeiros complicados em apoios de comunicação atrativos e permita por exemplo aos seus cidadãos explorar todos espaços da cidade acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. A transparência já não é um desafio impossível.

OpenDataSoft Features - API first


 

 

 

Search your data with OpenDataSoft Solution Smart City

Dados disponíveis e pesquisáveis

Favoreça a reutilização dos seus dados.


Dê ao seu ecossistema tecnológico dados altamente disponíveis e pesquisáveis. A plataforma OpenDataSoft transforma cada conjunto de dados em API Restful.

As nossas APIs são igualmente pesquisáveis e podem ser afinadas. Os seus utentes poderão desta forma desenvolver aplicações graças aos seus dados. A sincronização entre os seus dados e as aplicações é automática.

A análise do consumo das APIs permite igualmente saber exatamente qual é a utilização que é feita dos dados.


 

Esqueça a parte técnica

Uma solução concebida para utilizadores de negócio.


Fácil de utilização e intuitiva, a nossa plataforma foi pensada e concebida para utilizadores de negócio.

Num piscar de olhos, publique qualquer conjunto de dados, transforme-os em visualizações compreensíveis e faça a sua gestão sem mesmo codificar as APIs, isto porque vários programadores vão utilizá-las para enriquecer o conjunto de serviços da cidade.

Ao escolher a OpenDataSoft, aposte na abertura dos dados para levar a cabo a transformação sustentável dos territórios, com toda a simplicidade.

 


OpenDataSoft Features - Monitoring your API calls

Uma integração fácil e económica

Não intrusiva para o seu S.I.


A solução OpenDataSoft não necessita investimentos iniciais pesados, manutenção laboriosa nem formações dispendiosas, graças ao seu alojamento integral em nuvem.

Peça a nossa tabela de preços no final da página.


 

Testemunhos de clientes

A OpenDataSoft já contribuiu a melhorar a gestão de várias cidades e territórios europeus e americanos de forma significativa.

 

Issy-les-Moulineaux Open Data

“A plataforma OpenDataSoft não tem nada a ver com um catálogo de dados técnico e complexo. Esta é pelo contrário uma ferramenta poderosa de criação e de comunicação que permite dar sentido aos dados e perceber desta forma a cidade na qual vivemos.”

Jean-François Coulon, Diretor-adjunto Issy Média, Issy-les-Moulineaux, França

 


Está pronto para iniciar o seu projeto Smart City ?

Contacte-nos e comece a utilizar uma solução Smart City simples e completa.